Prof. Dr. Marcus S. Wolff
EMENTA: Esse curso visa dar um panorama geral sobre a música da Índia, mostrando os diferentes estilos da atualidade inseridos no contexto histórico e cultural da Índia do séc. XX.
Está dividido em 4 módulos sendo o primeiro uma introdução à música e cultura da região, com ênfase na tradição musical hindustani, a arte clássica do Norte da Índia, e nos seus conceitos básicos (raga e tala) e na relação entre as estruturas melódicas (ragas) e rítmicas (talas) com os estados de consciência (rasas) codificados desde o teatro sânscrito (séc V d. C.). Destaca-se ainda a visão holística que integra arte, vida e natureza na tradição musical indiana, através do início da prática vocal e do estudo dos ragas Bhupali e Yaman.
O segundo módulo aborda as técnicas vocais e as escolas de canto (gharanas) e inicia-se a parte prática do canto hindustani através do estudo ragas específicos (rag Yaman e Bhairavi) e dos rasas aos quais foi associado .
O módulo 3 aborda os diferentes gêneros vocais da tradição hindustani, o dhrupad e o khyal e suas diferenças e são trabalhadas alguns ragas mais usados nestes estilos clássicos.
O módulo 4 oferece um panorama geral do estilo do poeta-compositor bengali Rabindranath Tagore (1861-1941), enfocando sua relação com a música folclórica indiana e o modo como foi utilizada para expressar musicalmente o sentido das suas belas poesias. A parte prática se baseia no estudo do rag Bhairavi e no modo como foi utilizado pelo poeta-compositor em sua canção "He Nobina" .
OBJETIVOS GERAIS:
Levar ao conhecimento dos estilos musicais vocais e instrumentais da Índia, bem como da relação desses estilos com o panorama cultural em que surgiram.
Objetivos específicos:
1. Fornecer uma visão multicultural da educação musical a partir da escuta e análise das diferentes escolas de canto e instrumentais.
2. Levar à descoberta de que a música indiana pode contribuir para despertar a visão holística, já que está baseada na percepção da unidade entre todas as coisas (música, vida, natureza).
3. Levar à compreensão e vivência da concepção de tempo cíclico – de um tempo mítico que nos faz rememorar o eterno – presente na música clássica indiana.
4. Possibilitar uma apreciação estética da música indiana – em seus diversos gêneros vocais e instrumentais – através do conhecimento de suas estruturas melódica (ragas) e rítmica (talas) e de seus estilos.
METODOLOGIA:
O curso está montado a partir de aulas expositivas, de estudos de textos sobre a história da cultura e da música indianas, e de manuais sobre a prática vocal. Também utiliza-se da análise e da performance de várias obras musicais para se chegar a identificar os elementos melódicos e rítmicos característicos dessa tradição musical milenar.
Cada módulo possui uma carga horária de 8h (4 aulas de 2h min).
Bibliografia Básica:
BANERJEE, Jayasri (org.). The Music of Bengal . Bombay / Baroda : Indian Musicological Society, 1988.
BOR, Joep; MEER, Wim van der et
allii. The Raga Guide: a survey of 74
Hindustani Ragas. Rotterdam,
Nimbus Records/ Rotterdam Conservatory of Music, 1999.
CAPWELL, Charles. The Music of the Bauls of Bengal . Kent : Kent State University Press, 1986.
DUTTA, Krishna; ROBINSON, Andrew. Rabindranath Tagore: the myriad-minded man. Delhi/ Calcutta/Mumbai, Rupa & Co., 2000.
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JAIRAZBHOY, Nazir A. The rags of North Indian Music: their structure & Evolution. Bombay : Popular Prakashan, 1995.
RAMA, S. Indian Music. Honeysdale, Himalayan International Institute of Yoga
Science and Philosophy, 1989.
ROYCHAUDHURI, Bimalakanta. Aesthetics of North Indian Music. Calcutta: Imdakhani School, 1993.
TAGORE, Rabindranath. Shorobitan (partituras). Calcutta,
Visva-Bharati University Press, 1998. Vols 1 a 46.
WADE, B. C. Music in India : the Classical Traditions. N. Delhi: Manohar, 1994.
WOLFF, Marcus Straubel. Música, Comunicação e Identidade Cultural em R. Tagore , Mário de Andrade e M., Camargo Guarnieri. São Paulo: Tese de Doutorado em Comunicação & Semiótica, PUC/SP, 2004.